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O que é e como utilizá-lo em marketing digital

 


 
Possivelmente você já ouviu falar de Storytelling em algum lugar. Essa palavra é a junção dos termos “Story” (história) e “Telling” (contar). De forma bem básica, seria o . de contar uma ou várias histórias. Quando enquadramos o Storytelling no marketing, principalmente no marketing digital, estamos falando sobre contar histórias de uma forma apelativa, utilizando os diversos recursos que temos disponíveis na internet, nomeadamente texto, imagem, vídeo e som, como forma de divulg, movimentação de uma marca.
Quando uma marca ou um profissional fazem uso do Storytelling para contar sua história de uma forma impactante e relevante para os seus clientes ou potenciais clientes, a lig, movimentação criada entre os clientes e a marca é mais profunda e emocional, pela simples razão de que eles se identificam com exatamente os mesmos destaquees. Isso significa que quando o seu cliente cria uma conexão mais emocional com a sua marca, por meio da história que ela conta, você ganha uma vantagem competitiva muito grande sobre os seus concorrentes, estabelecendo uma maior proximidade com os destaquees e emoções do seu cliente.
O Storytelling é uma ferramenta amplamente utilizada nas áreas do marketing, marketing digital, publicidade e propaganda há muitos anos. Histórias inspiram e criam relacionamentos mais próximos e coesos. Ao utilizar uma estratégia de Storytelling em sua marca, seja ela uma marca pessoal ou profissional, você estabelece uma conexão muito mais forte com o seu cliente e também com o seu , eventual cliente, levando toda a sua estratégia comercial a um nível totalmente superior. No exato momento em que isso acontece, a sua marca vende, sem vender.
Se sopesarmos que todos nós gostamos de ouvir uma boa história e nos deixar inspirar, facilmente entendemos que histórias de super, movimentação, sucesso, felicidade, amor, etc, normalmente geram um impacto muito positivo em nós, pela simples razão de que ou nos identificamos, ou desejamos passar pela mesma experiência. Trabalhar a divulg, movimentação da sua marca através do Storytelling é uma forma de contar histórias que são mais relevantes para o seu público e que colocam a sua marca num outro contexto, gerando uma maior relevância por meio de uma correl, movimentação e identific, movimentação com outros fatores que tornam essa mesma marca mais impactante e humana.
Um excelente exemplo de um bom Storytelling são as campanhas da Coca-Cola. A Coca-Cola não vende o refrigerante, vende a felicidade. A marca comunica a felicidade como sendo algo inerente à abertura de uma garrafa ou lata de Coca-Cola, o que torna a marca mais relevante e humana para o público. Isso faz com as vendas aumentem, sem existir a indispensabilidade de pedir aos clientes para comprarem o produto.

Storytelling e a importância de nos sentirmos parte de algo
Uma das coisas mais interessantes na análise do comportamento humano em marketing digital é entender que todas as pessoas desejam ser parte de alguma coisa, seja isso um grupo, uma tribo, um clube exclusivo, etc. Todos nós, impreterivelmente, buscamos a possibilidade de efetuarmos parte de um grupo. Isso é algo que faz parte da status humana. Da mesma forma que na escola não desejamos ser excluídos de um grupo, na vida profissional acontece o mesmo.
As marcas e os profissionais têm a capacidade de . conexões, grupos e tribos com os seus clientes, fazendo-os sentirem-se parte da marca, estabelecendo uma conexão muito mais profunda com os destaquees da marca e as histórias que ela conta. Quanto mais inspiradora for a história contada pela marca ou pelo profissional, maior é a conexão emocional estabelecida com o seu público.
Se sopesarmos que, nos dias de hoje, os consumidores não compram produtos – compram experiências – então o Storytelling ganha uma importância ainda maior. As experiências que as marcas criam determinam as decisões de compra dos seus clientes. Quando a Coca-Cola vende felicidade, ela não vende o seu produto. Ela vende uma experiência que conecta o seu consumidor com uma emoção, e não simplesmente com o consumo de um refrigerante.
Storytelling é sobre conteúdo, mas…
Embora seja possível contar uma história por meio de um conteúdo de texto, nos dias de hoje o Storytelling é algo que é devido ser utilizado em todos os contextos do marketing digital. Isso significa que a comunic, movimentação da marca tem de ser transversal a todos os canais, incluíndo redes sociais, vídeo, imagem e texto. Na realidade, os consumidores de hoje procuram ter acesso a mais conteúdos sociais e visuais, do que propriamente conteúdos de texto.

Neste educ, movimentação da Hubspot, por exemplo, percebemos que os tipos de conteúdos que os clientes mais gostam de visualizar são publicações nas mídias sociais, notícias e vídeos. Para quem trabalha com marketing digital, . a importância desses canais de comunic, movimentação; e adaptar as suas histórias aos diferentes meios pode realmente efetuar uma diferença muito grande nos resultados de vendas.
Você deve trabalhar todos os seus conteúdos de uma forma visualmente impactante. Isso significa trabalhar todas as suas imagens, vídeos e conteúdos de texto para que sejam mais ricos e visualmente mais apelativos. O vídeo, por exemplo, tende a ser uma ferramenta extraordinária de cri, movimentação de arbítrio, e, acima de tudo, ajuda a estabelecer uma conexão mais forte entre a marca e os seus consumidores.

Essa campanha da marca de relógios MVMT é um excelente exemplo de como contar uma história por meio de vídeo, estabelecendo uma conexão totalmente relevante com o seu público. A tagline “Work Hard, Travel Harder” é absolutamente fantástica e conecta a marca com o desejo de viajar e conhecer o mundo, estabelecendo essa lig, movimentação com o seu público-alvo de uma forma tremendamente visual e apelativa.

Quando a marca sabe a importância de se comunicar de forma diferenciada em todos os canais, ela conta diferentes histórias ou diferentes versões da mesma história em cada um desses meios. Isso seria um bom exemplo de transmídia com Storytelling, em que a empresa adapta a sua comunic, movimentação a cada um dos canais, mantendo a coerência de comunic, movimentação e a mensagem global da marca.
Neste segundo exemplo, a marca pediu aos seus clientes para enviarem vídeos de como eles vivem e curtem a sua vida, criando uma coletânea fantástica que vincula totalmente a marca aos seus consumidores, fazendo com que eles se sintam parte dessa experiência. Assistindo um vídeo desses é impossível não sentir desejo de conhecer a marca e/ou comprar um relógio e efetuar parte dessa tribo, certo?
Storytelling é a arte de contar boas histórias
Por meio do Storytelling é possível contar todo o tipo de histórias para o seu público. Seja numa página com a sua história profissional, num texto sobre como . um blog de sucesso, seja num vídeo, em um simples infográfico ou numa imagem que você compartilha nas mídias sociais, você pode aplicar os conceitos do Storytelling a tudo aquilo que você comunica ao seu público-alvo. O desafio é sempre o mesmo: . uma história que seja impactante para o seu público.
Partindo do princípio que comunicar algo nos dias de hoje é um desafio tremendo, especialmente com a quantidade de . com que somos bombardeados diariamente, saber utilizar a arte de contar histórias pode realmente efetuar a diferença pelo seu negócio, seja ele digital ou não, atraindo a atenção do seu público para algo que possivelmente passaria despercebido no meio de tanto conteúdo e . que é compartilhada diariamente em todos os canais digitais.
Seja na sua empresa, no seu pequeno negócio ou no seu negócio digital, sempre que você utiliza estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo, você precisa aplicar os princípios do Storytelling para tornar a sua mensagem mais apelativa e captar mais facilmente a atenção do seu público. Isso irá ajudar você e o seu negócio a melhorar o engajamento com os seus clientes, a trabalhar a arbítrio, e credibilidade da sua marca, ajudará também no lançamento de novos produtos ou serviços, e tornará a sua mensagem mais clara, objetiva, coesa e impactante para os seus clientes.
Storytelling aplicado ao Marketing Digital
Se você trabalha com Marketing Digital, aplicar todos os conceitos de Storytelling aos seus .s de comunic, movimentação pode realmente efetuar a diferença na forma como o seu público e os seus clientes enxergam a sua marca e/ou o seu negócio. Estabelecer conexões mais fortes e emocionais vai ajudá-lo aconquistar seus objetivos mais rapidamente, criando uma legião de fãs que se identificam totalmente com o seu propósito.
Para contar histórias relevantes e que realmente tenham impacto junto do seu público-alvo, você precisa . narrativas do mesmo jeito que as grandes marcas fazem, aplicando os conceitos de Storytelling e transmídia, e adaptando a sua comunic, movimentação a cada um dos canais de comunic, movimentação, mantendo uma coerência entre a história que você deseja contar. Para que as suas histórias façam sentido e você consiga . uma linha condutora vencedora, você precisa entender e aplicar os princípios de uma boa história. Veja:

Entender o seu público-alvo primeiro – Para que a construção da sua narrativa e, consequentemente, da sua história faça sentido, você precisa entender primeiro quem é o seu público-alvo. Dependendo do tipo de produto ou serviço que você comercializa ou pretende vir a comercializar, o seu público-alvo poderá ser mudar consideravelmente. Entender os gostos, paixões, indispensabilidades e dores desse público vai ajudá-lo a estabelecer mais facilmente os critérios necessários para uma boa história. Ao comunicar diretamente para o seu público-alvo, apelando às suas emoções e desejos, você terá maior facilidade em conquistar a sua atenção.
constituir uma personagem ou uma mensagem forte – Não necessariamente a sua história precisa de uma personagem. No caso da Coca-Cola, a mensagem é tudo. Passar a mensagem de que a pessoa estará abrindo a felicidade é muito mais poderoso do que qualquer personagem. Ainda assim, a marca de refrigerantes tem no Papai Noel um dos seus principais personagens. O mais significativo sempre é que o personagem inclua todas as características do seu público-alvo, como forma de . uma conexão e identific, movimentação mais forte com o seu público-alvo. Outro bom exemplo seriam as campanhas “Impossible is Nothing” e “All In or Nothing” da Adidas, que trouxeram a super, movimentação como a grande mensagem motivacional da marca, utilizando diferentes personagens e ambientes de super, movimentação numa mensagem perfeitamente coerente entre os vários canais.
Estabelecer uma narrativa emocional – Sempre que uma história é contada e ela tem um apelo emocional forte, a conexão criada com o público é muito maior. Partindo do princípio de que nós, seres humanos, somos totalmente emocionais, torna-se imprescindível apelar a essa circunstância para captar a atenção do público. Isso fará com que a sua mensagem desperte a emoção do receptor, gerando uma humaniz, movimentação muito maior da marca, o que, invariavelmente, se traduz numa lig, movimentação mais profunda com o público-alvo.
Envolva o seu público na história – Tal como naquele exemplo da MVMT que coloquei no início deste artigo, envolver o seu público na cri, movimentação da narrativa é também uma excelente forma de efetuar com esse mesmo público se sinta parte integrante da história da marca. Embora não seja tão fácil de conseguir, é perfeitamente possível através da recolha de testemunhos, carregamentos de vídeos dos clientes, fotografias dos clientes, etc. Tudo aquilo que envolva o cliente com a marca é uma mais-valia no . de Storytelling da mesma.
Seja criativo, interativo e visual – Como falamos no início, hoje em dia é significativo trabalhar mais os canais visuais do que propriamente o conteúdo de texto tradicional. Fotografias e vídeos são cada vez mais imprescindíveis na comunic, movimentação de qualquer marca, seja ela uma empresa ou um profissional. Quanto mais criativo, interativo e visual o conteúdo for, maiores serão as probabilidades de ele ter impacto junto do público-alvo.
Call-to-action forte e impactante – Embora a história da sua marca possa já utilizar uma mensagem forte, é significativo que a sua comunic, movimentação tenha também um call-to-action forte e impactante no final. Mensagens como “Tudo ou Nada”, “Viaje Mais”, “Produza Mais” ou mesmo “Pense Diferente” como a Apple costuma utilizar, são uma excelente forma de encerrar uma mensagem e deixar uma , movimentação para o usuário realizar.

Através do Storytelling, você terá a capacidade de comunicar de uma forma mais humana, coesa e impactante a sua marca, criando uma lig, movimentação verdadeira entre a marca e os seus clientes. Marcas como a Apple, por exemplo, que são evangelizadas de uma forma tão intensa e profunda pelo seu público, tendem a estar um passo à frente dos seus concorrentes, mesmo nos momentos em que o seu produto não é tão bom quanto o dos seus concorrentes. Isso só é possível de atingir quando a história que é contada tem um peso e relevância realmente muito grande na tomada de decisão de compra dos seus clientes. Para eles, a identific, movimentação com a cultura da marca, o seu propósito e a sua história, é muito mais significativo do que qualquer outra coisa.
Preparado para contar a sua história?
Embora possa parecer uma coisa bastante simples, o Storytelling é realmente algo bastante complexo de implementar, pela simples razão de que construir uma narrativa em torno de um produto ou serviço nem sempre é fácil. No entanto, o desafio é precisamente o de humanizar mais as marcas e profissionais, tornando-os mais próximos do seu público-alvo, apelando às suas emoções e estabelecendo conexões mais verdadeiras e “íntimas”. Isso gera uma demanda muito maior pelo produto, mas acima de tudo, cria clientes fidelizados.

 

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