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Marketing digital e o Trabalho SEO
O Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de sites, é um processo que pressupõe colocar sites nas primeiras cinco posições no ranking do Google usando como ferramenta as palavras-chave, mas não somente isso, também o contexto das frases, o posicionamento das palavras dentro dessas frases, para que possam ser reconhecidas pelos sistemas de busca, como tendo alta relevância para o termo pesquisado e assegurando competitividade ao conteúdo do site.
Em marketing digital, a competitividade pelas palavras-chave dos sites nesses mecanismos se dá em porcentagem. Um termo que tem mais relevância dentro de um site, ou seja, que tem mais peso para os buscadores, recebe uma porcentagem maior dentro do contexto da pesquisa, mas não é só isso, o grupo de palavras dentro da frase tem que fazer sentido para que o termo tenha relevância e, com isso, tenha mais popularidade.
Essas frases e palavras-chave, normalmente são usuais para qualquer site. Então o que vai diferenciar os sites um do outro no contexto da otimização para o marketing digital? Simples: a forma como elas estão dispostas no decorrer das páginas, o peso que o analista de SEO dá para elas usando as meta tags e mais um série de itens que tornam o trabalho do SEO extremamente relevante.
Ele também tem que se preocupar com outros fatores, como: a estrutura do site, deixar o design sem alteração, as mesmas frases no mesmo contexto que foram criadas, só mudando a posição das palavras, mas mantendo o mesmo sentido, ao refazer links, tem que se preocupar com a navegabilidade do visitante, não se preocupar somente com os spyders dos sistemas de busca.
O trabalho do analista SEO é como um jogo de xadrez, ele faz uma análise das estratégias usadas pelos concorrentes e tenta superar. Se não der pra superar em um dos requisitos, ele pelo menos iguala e supera em outros.
O analista SEO, além de conhecer profundamente a estrutura de sites, tem que ter uma vocação para marketing. Sim, porque SEO nada mais é do marketing de Internet, ou seo marketing. Um bom curso de Administração em Marketing já é suficiente, além de ser ótimo redator, programador ASP, HTML, edição de imagens etc. É todo um conjunto e requer-se, para ser um analista SEO, anos de convivência com a Internet.
Seria muito fácil pegar um site qualquer de marketing e colocar nas meta tags: marketing, marketing, marketing, marketing, marketing, marketing, marketing, marketing... repetir umas cem vezes, como tenho visto em alguns sites. Na verdade isto no é marketing digital.
E tudo isso tem um custo e também um benefício. O custo é o de pagar por um profissional qualificado. Já os benefícios se resumem a: branding, ou seja, o site passa a construir sua imagem institucional na internet, reforçando a própria imagem que ela já possui ou tornando-a conhecida.
O mais importante desses fatores, certamente é o branding. A imagem institucional que o site causa aos visitantes, mesmo que esses visitantes nem cheguem a entrar nesses sites, mas o nome da empresa está sempre ali e, em marketing, sabemos que para fixar uma marca, é necessário que ela seja vista pelo menos nove vezes.
E quanto vale o analista Marketing Digital e a Otimização de Sites para as empresas?
O valor monetário pago ao analista SEO é infinitamente menor com o que se gasta em campanhas de publicidade nas grandes agências e, o índice de penetração é infinitamente maior. Essa consciência é que o empresário deve ter. A Internet cresce cerca de 30 a 40% ao ano e já somos 35 milhões de potenciais consumidores de produtos e serviços. Cerca de 95% dos internautas usam os sistemas de busca para obter informação sobre esses produtos e serviços e, desse percentual, 61% faz uma conversão. Conversão é uma ação que tanto pode ser um simples cadastro quanto uma venda efetiva. Então a importância da otimização de sites passa a ser maior do que se imagina, pois se intefere diretamente no faturamento da empresa e em imagem institucional.
Ainda falando de custo, que é o que empresário mais aprecia, ou não, imaginemos uma campanha no AdWords em que o custo por clic, ou CPC, seja de uns R$ 0,50. Nessa campanha fictícia entram efetivamente apenas 100 visitantes por dia no site. Então o custo diário será de R$ 50,00 ou R$ 1.500,00 por mês. Imaginemos isso num ano, são R$ 18.000,00. Há empresas que gastam dez vezes esse valor, por mês, para estarem na primeira página.
O valor que se paga a um analista SEO é, em média, menos de 1/3 do custo mensal, custo total. Claro que vai depender do tamanho do site. Mas vale ou não vale a pena? E o valor agregado à marca, quanto vale?
Marketing digital e o Trabalho SEO
O Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de sites, é um processo que pressupõe colocar sites nas primeiras cinco posições no ranking do Google usando como ferramenta as palavras-chave, mas não somente isso, também o contexto das frases, o posicionamento das palavras dentro dessas frases, para que possam ser reconhecidas pelos sistemas de busca, como tendo alta relevância para o termo pesquisado e assegurando competitividade ao conteúdo do site.
Em marketing digital, a competitividade pelas palavras-chave dos sites nesses mecanismos se dá em porcentagem. Um termo que tem mais relevância dentro de um site, ou seja, que tem mais peso para os buscadores, recebe uma porcentagem maior dentro do contexto da pesquisa, mas não é só isso, o grupo de palavras dentro da frase tem que fazer sentido para que o termo tenha relevância e, com isso, tenha mais popularidade.
Essas frases e palavras-chave, normalmente são usuais para qualquer site. Então o que vai diferenciar os sites um do outro no contexto da otimização para o marketing digital? Simples: a forma como elas estão dispostas no decorrer das páginas, o peso que o analista de SEO dá para elas usando as meta tags e mais um série de itens que tornam o trabalho do SEO extremamente relevante.
Ele também tem que se preocupar com outros fatores, como: a estrutura do site, deixar o design sem alteração, as mesmas frases no mesmo contexto que foram criadas, só mudando a posição das palavras, mas mantendo o mesmo sentido, ao refazer links, tem que se preocupar com a navegabilidade do visitante, não se preocupar somente com os spyders dos sistemas de busca.
O trabalho do analista SEO é como um jogo de xadrez, ele faz uma análise das estratégias usadas pelos concorrentes e tenta superar. Se não der pra superar em um dos requisitos, ele pelo menos iguala e supera em outros.
O analista SEO, além de conhecer profundamente a estrutura de sites, tem que ter uma vocação para marketing. Sim, porque SEO nada mais é do marketing de Internet, ou seo marketing. Um bom curso de Administração em Marketing já é suficiente, além de ser ótimo redator, programador ASP, HTML, edição de imagens etc. É todo um conjunto e requer-se, para ser um analista SEO, anos de convivência com a Internet.
Seria muito fácil pegar um site qualquer de marketing e colocar nas meta tags: marketing, marketing, marketing, marketing, marketing, marketing, marketing, marketing... repetir umas cem vezes, como tenho visto em alguns sites. Na verdade isto no é marketing digital.
E tudo isso tem um custo e também um benefício. O custo é o de pagar por um profissional qualificado. Já os benefícios se resumem a: branding, ou seja, o site passa a construir sua imagem institucional na internet, reforçando a própria imagem que ela já possui ou tornando-a conhecida.
O mais importante desses fatores, certamente é o branding. A imagem institucional que o site causa aos visitantes, mesmo que esses visitantes nem cheguem a entrar nesses sites, mas o nome da empresa está sempre ali e, em marketing, sabemos que para fixar uma marca, é necessário que ela seja vista pelo menos nove vezes.
E quanto vale o analista Marketing Digital e a Otimização de Sites para as empresas?
O valor monetário pago ao analista SEO é infinitamente menor com o que se gasta em campanhas de publicidade nas grandes agências e, o índice de penetração é infinitamente maior. Essa consciência é que o empresário deve ter. A Internet cresce cerca de 30 a 40% ao ano e já somos 35 milhões de potenciais consumidores de produtos e serviços. Cerca de 95% dos internautas usam os sistemas de busca para obter informação sobre esses produtos e serviços e, desse percentual, 61% faz uma conversão. Conversão é uma ação que tanto pode ser um simples cadastro quanto uma venda efetiva. Então a importância da otimização de sites passa a ser maior do que se imagina, pois se intefere diretamente no faturamento da empresa e em imagem institucional.
Ainda falando de custo, que é o que empresário mais aprecia, ou não, imaginemos uma campanha no AdWords em que o custo por clic, ou CPC, seja de uns R$ 0,50. Nessa campanha fictícia entram efetivamente apenas 100 visitantes por dia no site. Então o custo diário será de R$ 50,00 ou R$ 1.500,00 por mês. Imaginemos isso num ano, são R$ 18.000,00. Há empresas que gastam dez vezes esse valor, por mês, para estarem na primeira página.
O valor que se paga a um analista SEO é, em média, menos de 1/3 do custo mensal, custo total. Claro que vai depender do tamanho do site. Mas vale ou não vale a pena? E o valor agregado à marca, quanto vale?
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